top of page
Buscar
  • Foto do escritorFLK

Nova tecnologia em câmeras infravermelhas oferece mais segurança em caso de vazamentos de gás


As equipes que atuam em locais como poços e plataformas offshore têm uma preocupação constante: os vazamentos de gases como metano, hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos voláteis (VOC).

Isso porque essas equipes atuam em áreas de difícil acesso, normalmente em espaços confinados que apresentam ventilação insuficiente para respiração ou para a dispersão de contaminantes perigosos. Uma simples faísca perdida ou superfície quente pode ser fatal nessas condições.

Como verificar o vazamento de gases já que até mesmo os equipamentos de medição são passíveis de provocar faíscas? É aí que entra a Câmera de Imagem de Gás Óptico Intrinsecamente Segura.

O QUE SIGNIFICA SER "INTRINSECAMENTE SEGURO"

Intrinsecamente seguro é uma técnica de proteção para o projeto e operação de equipamentos elétricos em áreas de risco. Estes produtos são projetados para controlar a energia (elétrica e térmica) a níveis não-incendiários, ou seja, mesmo em caso de curto-circuito ou falha, o equipamento intrinsecamente seguro não causará faíscas - uma característica importante em locais com risco de explosão.

Se há substâncias inflamáveis, um oxidante e uma fonte de ignição, há um potencial de explosão. Com esses perigos sempre presentes, é essencial manter os mais altos níveis de segurança e entender quais são os perigos e quanto tempo eles podem persistir.

Com isso em mente, a FLIR lançou o modelo FLIR GFx320, uma câmera certificada como Intrinsecamente Segura capaz de visualizar o gás metano e outros hidrocarbonetos e que está em conformidade com os padrões da Comissão Eletrotécnica Internacional, do Comitê Europeu de Conformidade e da Canadian Standards Association. O processo para aprovação de um Equipamento Intrinsecamente Seguro envolve técnicas de revestimento interno e testes rigorosos. E, ainda, procedimentos para garantir que o sistema seja usado com segurança em uma variedade de ambientes perigosos.

A câmera FLIR GFx320 foi certificada por duas casas de teste independentes: os Laboratórios Element e MET. Ela foi projetada e certificada para minimizar os riscos de incêndio, permitindo que os inspetores trabalhem mais rápido e entrem nas áreas que exigem verificação de emissões de gases fugitivos de forma mais segura.

bottom of page